Previsão do tempo em Santa Catarina indica fim de semana de sol e temperaturas em elevação |
Santa Catarina bate recorde de cirurgias oftalmológicas e projeta avanço para 2025
-
Fotos: Marco Favero /Arquivo / SECOM GOVSC -
Estado investe na ampliação dos atendimentos e garante acesso rápido a procedimentos oftalmológicos
Santa Catarina registrou um recorde histórico no número de cirurgias oftalmológicas realizadas entre 2023 e 2024. Foram 183.162 procedimentos no período, com um crescimento expressivo em relação aos anos anteriores. Apenas em 2024, o estado realizou 108.407 cirurgias eletivas, um aumento de 120% em comparação a 2018, quando foram registradas 49.495 intervenções.
Entre os beneficiados está Jucinei Barbosa, de 52 anos, que recebeu atendimento no Hospital Regional São José. Portador de diabetes, ele precisou passar por aplicações periódicas de injeção nos olhos e uma intervenção a laser. "Fui muito bem atendido. Desde a primeira consulta na Unidade de Saúde até o especialista foram cerca de duas semanas. O médico disse que se eu não iniciasse o tratamento logo, poderia perder a visão. Graças a Deus, tudo foi muito rápido", relatou Jucinei, que continuará o tratamento nos próximos meses.
Investimentos e projeções para o futuro
A ampliação das cirurgias faz parte da política de fortalecimento do sistema de saúde em Santa Catarina, que tem priorizado investimentos na infraestrutura hospitalar, aumento do número de prestadores e reajuste dos pagamentos dos procedimentos eletivos por meio da Tabela Catarinense. Segundo o governo estadual, nunca se investiu tanto em saúde quanto nos últimos dois anos, e a projeção para 2025 é de crescimento ainda maior nas cirurgias oftalmológicas e em outras especialidades.
O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, enfatiza que os avanços vão além dos números. "Estamos batendo recordes em cima de recordes, mas o que realmente importa é a dignidade que estamos devolvendo para as pessoas. Seguindo a determinação do governador Jorginho Mello, trabalhamos em parceria com os municípios e hospitais para ampliar ainda mais o acesso às cirurgias, sejam elas de visão ou de outras especialidades", afirmou.

Deixe seu comentário